speaker

Davi Reis

Loggi

The CTO Handbook for Large Architectural Decisions

Technological decisions are in practice bound by several organizational and business constraints, often not studied in depth as much as the intrinsic aspects of the technologies being considered. This talk will dive on the implicit framework used to introduce a new programming language in Loggi, a scale-up stage company, taking into account aspects as hiring, library availability, codebase transitioning and competition.

Davi de Castro Reis, a computer scientist, started his career working as a developer and white hat hacker in the world of ISPs. During his MSc, he worked as database and information retrieval scientist, created the RTDM algorithm, co-authored the CMPH open source library, and joined Akwan, the startup that became Google Brazil. He worked during ten years at Google, leading projects in Search, Mobile and Social Ads. He brought Orkut from zero revenue to profitability and led the Google Pigeon project, improving local search for billions of people. He also co-founded, almost scaled and acquisold WorldSense. He is currently helping to rebuild Brazil's logistics as the CTO for Loggi.

speaker

Hyggo Almeida

Universidade Federal de Campina Grande

Hyggo Almeida é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2002), Mestre em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Atualmente é Professor Associado de Computação da Universidade Federal de Campina Grande e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia de Software. É Diretor Executivo do Núcleo da Unidade EMBRAPII CEEI/UFCG - Software e Automação. É Diretor de Operações do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (VIRTUS/UFCG). É coordenador do Projeto Baião de Três, que tem como foco o ensino de empreendedorismo inovador na UFCG. É coordenador do grupo de pesquisa ISE no VIRTUS, voltado para a área de Engenharia de Software Inteligente, seu foco de pesquisa atualmente. Publicou mais de 200 artigos em conferências e periódicos nacionais e internacionais.

speaker

Alfredo Goldman

Universidade de São Paulo

Alfredo Goldman possui Doutorado pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, França, e é atualmente Professor Associado da Universidade de São Paulo. Participa do Comitê de Programa de várias conferências. É editor do Elsevier Parallel Computing. Seus principais interesses de pesquisa estão em computação paralela e distribuída, escalonamento e métodos ágeis.

speaker

Veronica Teichrieb

Universidade Federal de Pernambuco

Veronica Teichrieb é professora e Coordenadora de Cooperação e Inovação com empresas do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Também é diretora do laboratório Voxar Labs, considerado em 2018 o principal grupo de pesquisa em Realidade Aumentada da América Latina em produção científica na área, focado em transferência de tecnologias geradas na pesquisa do laboratório para produtos inovadores e geração de novos negócios. Possui Doutorado em Computação e trabalha em Computação Espacial, englobando Realidades Estendidas, Visão Computacional e Interação Natural. Atua como coordenadora de projetos com empresas desde 2011, incluindo Eletrobras Furnas, LG, HP, Simpress, SimplifiqueGP e AlfaCon, além de projetos com agências de fomento como FACEPE, CNPq, FINEP e CAPES. Também atua como consultora em projetos, como Marinha do Brasil e Samsung. Possui seis patentes depositadas e vários registros de software. Também vem participando de Comitês de Programa de diversas conferências e está na Organização Geral do ISMAR 2020 e do SVR 2020. É editora associada da Frontiers in Virtual Reality - Augmented Reality. Supervisionou dois pesquisadores de Pós-Doutorado e formou oito doutores, 35 mestres e 25 estudantes de Iniciação Científica, orientando atualmente outros 15 estudantes.