- : O Impacto da Lei de Informática nas Pesquisas e na Formação de Profissionais de Software nas Universidades e nas Empresas
| 15:45-17:15
speaker

Hyggo Almeida

Universidade Federal de Campina Grande


Hyggo Almeida é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2002), Mestre em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Atualmente é Professor Associado de Computação da Universidade Federal de Campina Grande e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia de Software. É Diretor Executivo do Núcleo da Unidade EMBRAPII CEEI/UFCG - Software e Automação. É Diretor de Operações do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (VIRTUS/UFCG). É coordenador do Projeto Baião de Três, que tem como foco o ensino de empreendedorismo inovador na UFCG. É coordenador do grupo de pesquisa ISE no VIRTUS, voltado para a área de Engenharia de Software Inteligente, seu foco de pesquisa atualmente. Publicou mais de 200 artigos em conferências e periódicos nacionais e internacionais.

speaker

Alfredo Goldman

Universidade de São Paulo


Alfredo Goldman possui Doutorado pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, França, e é atualmente Professor Associado da Universidade de São Paulo. Participa do Comitê de Programa de várias conferências. É editor do Elsevier Parallel Computing. Seus principais interesses de pesquisa estão em computação paralela e distribuída, escalonamento e métodos ágeis.

speaker

Veronica Teichrieb

Universidade Federal de Pernambuco


Veronica Teichrieb é professora e Coordenadora de Cooperação e Inovação com empresas do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Também é diretora do laboratório Voxar Labs, considerado em 2018 o principal grupo de pesquisa em Realidade Aumentada da América Latina em produção científica na área, focado em transferência de tecnologias geradas na pesquisa do laboratório para produtos inovadores e geração de novos negócios. Possui Doutorado em Computação e trabalha em Computação Espacial, englobando Realidades Estendidas, Visão Computacional e Interação Natural. Atua como coordenadora de projetos com empresas desde 2011, incluindo Eletrobras Furnas, LG, HP, Simpress, SimplifiqueGP e AlfaCon, além de projetos com agências de fomento como FACEPE, CNPq, FINEP e CAPES. Também atua como consultora em projetos, como Marinha do Brasil e Samsung. Possui seis patentes depositadas e vários registros de software. Também vem participando de Comitês de Programa de diversas conferências e está na Organização Geral do ISMAR 2020 e do SVR 2020. É editora associada da Frontiers in Virtual Reality - Augmented Reality. Supervisionou dois pesquisadores de Pós-Doutorado e formou oito doutores, 35 mestres e 25 estudantes de Iniciação Científica, orientando atualmente outros 15 estudantes.